OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 10 de abril de 2013

SANATHANA DHARMA

"Você tem todo direito de querer saber o que seja Sanathana Dharma, acima citado. Consideremos as duas palavras. Sanathana significa eterno, isto é, aquilo que não muda através do tempo, que foi, continua sendo e sempre será o mesmo; dharma tem um significado muito amplo, que, conforme o contexto, pode expressar justiça, virtude, retidão, lei, ética, e até religião. Sanathana Dharma, portanto, significa a Lei Eterna, isto é, Aquela que regeu a manifestação do universo, sempre regerá o cosmos, propicia vida e higidez a todos os sistemas que existem. A Lei Eterna administra tanto a harmonia de uma galáxia como a dinâmica íntima de um átomo. Quando tal Lei é desrespeitada, violentada, agredida, transgredida - e o ser humano é "especialista" nisto -, a desarmonia, a perturbação, instabilidade, enfermidade, desordem, o caos, a feiura e degradação se manifestam no sistema, seja ele um planeta, uma empresa, um grupo social como a família qualquer instituição, uma orquestra, a humanidade como um todo, uma célula, finalmente cada ser e cada objeto, portanto cada um de nós. O domínio da Lei assegura a ordem e a harmonia, "vida" enfim. A contravenção provoca a doença e antecipa a morte. 

O cosmos foi manifestado, não aleatoriamente, mas segundo uma Lei perfeita e imutável e é por isto que funciona harmoniosa, eficiente, bela e perfeitamente, e continuará vivo e hígido enquanto ela plenamente reinar. Mesmo que inconscientemente, qualquer investigador cientifico ao iniciar seus trabalhos tem certeza de que uma Lei imutável rege todos os fenômenos que ele pretende pesquisar. 

Uma das linhas mais avançadas da pesquisa científica atual é a busca de solução para o que está sendo chamado "sistemas caóticos". Os matemáticos assinalam fenômenos surpreendentes e imprevisíveis que negariam uma Lei a gerenciar o cosmos... Isto é observável somente nos níveis subatômicos, digamos no reino quântico. A incerteza do que ocorre em tais níveis não inviabiliza a Lei que tudo rege. O caos dominaria tudo e nada restaria se uma Lei Eterna não criasse, mantivesse e destruísse simultaneamente o cosmos. Esta dinâmica ocorre no cosmos subatômico.  

Quando os primeiros viajantes ocidentais tomaram contato com populações do vale do rio Indo (na Índia), surpreenderam-se com a profundidade e a sapiência da cultura filosófico-religiosa que lhes norteava a vida. Chamaram-na Hinduísmo quer dizer, a filosofia dos povos do rio Indo. Os habitantes, porém, davam à sua cultura outro nome: Sanathana Dharma. Ainda hoje os ocidentais continuam denominando Hinduísmo aquela que é a "filosofia perene", o Sanathana Dharma."    

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 24/25)


Nenhum comentário:

Postar um comentário