OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sábado, 2 de março de 2013

ASPECTO FÍSICO DO CASAMENTO


"Algumas pessoas pensam que a única forma de expressar afeto é através de relações sexuais. Isto não é verdade. Portanto discutirei agora um outro aspecto do casamento: o aspecto físico. Em muitos casos, conforme constatei assistindo aos conselhos dados pelo Mestre, o sucesso de um casamento depende de como esse aspecto é tratado. O Mestre ensinou moderação com ênfase no amor. Ele disse: “O amor humano no casamento não perdura a não ser que se expresse divinamente. Sem o poder magnético do amor divino, os casais deixam de se considerar e respeitar, e quando isto acontece o casamento é destruído. Encanto sexual, intelecto, dinheiro, cultura e magnetismo pessoal não bastam para que duas pessoas se mantenham felizes num casamento, se o amor divino estiver ausente. Todo homem ou mulher casada procura o amor perfeito em seu cônjuge, mas não o encontrará a não ser que ambos o exprimam em todas as suas motivações, atos e ambições na vida”.

Ele também disse: “O primeiro e o mais importante requisito para um casamento feliz é a união das almas”, ou seja semelhança de ideais e objetivos espirituais “acrescido de boa vontade para se atingir esta finalidade com estudo, esforço e autodisciplina”, incluindo a meditação. “O segundo requisito para um casamento feliz é a semelhança de interesses: intelectual, social, etc. O terceiro e último em importância, mas geralmente considerado primordial por pessoas pouco esclarecidas, é a atração física. Este vínculo perde rapidamente seu poder de atração, se os dois primeiros requisitos estiverem ausentes”. (...)

A alma está envolta em várias camadas à semelhança de uma lâmpada, que estaria coberta por várias cúpulas, uma superposta a outra. A cúpula externa e o corpo. Assim quando duas pessoas se encontram – ou voltando à nossa analogia, quando duas lâmpadas se encontram, o que se “toca” primeiro? As cúpulas externas. Talvez não seja uma ilustração muito adequada, mas serve aos nossos propósitos! Da mesma forma, no primeiro encontro entre duas pessoas, o primeiro atrativo é físico e emocional e a maioria das pessoas para aqui. Isto não é casamento. Para cumprir sua finalidade um matrimônio deve, acima de tudo, ser uma união em nível mais profundo, uma união de almas."

(O Casamento Espiritual - Coleção "A Arte de Viver" - Irmão Anandamoy  (discípulo de Paramahansa Yogananda) - Self-Realization Fellowship - p. 21/24)


Nenhum comentário:

Postar um comentário