OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


terça-feira, 12 de março de 2013

LEI DO KARMA - A AÇÃO SACRIFICIAL (4ª PARTE)

"Como chegar a agir sem desejar colher os resultados?

É simples. Mas não é fácil. Precisa-se aprender a atuar no mundo como um servo ou um instrumento de Deus, sentindo-se apenas com o dever de agir, mas não com o direito aos frutos da ação. Ensinam os sábios: "negue-se à tentação de sentir-se autor da ação; negue-se a esperar recompensa ou mesmo agradecimento". A lâmpada acesa não se envaidece, supondo que gera a luz. Não reclama aplausos. A torneira não deseja recompensa, pois sabe que não produz a água, apenas deixa-a passar. Por um lado, o ego é danado para querer sentir-se autor do que é meritório, enquanto que, por outro, com medo das consequências dolorosas, sempre se recusa a reconhecer a autoria dos erros que comete. Ao fazer algum bem sempre tem em vista recompensas, reconhecimentos, lucros, aquisições, vantagens. Ahamkara se torna evidente quando nosso ego pessoal frequentemente quer saber: "quanto é que eu levo nisto?" Os Mestres nos incentivam a que façamos todo benefício possível, mas sempre como oferenda a Deus. "Deposite suas ações aos pés de lótus do Senhor."

É muito pertinente que um ocidental, chefe de uma família ou de uma empresa, desempenhando uma profissão, questione: "Se é assim, sem meus proventos, como eu e os meus vamos viver?" Jesus Cristo responde:
O trabalhador é digno de seu salário. (Lc 10:7)
A sociedade e cada ser humano seriam verdadeiramente felizes se todos os profissionais e agentes da vida econômica e política se tornassem dignos de seu salário, servindo com honestidade, competência e acima de tudo com amor ao próximo e a Deus. Cada um se transformaria em sacerdote, e seu trabalho, sublime oferenda. Eis a receita para você agir no sentido de libertar-se:

(a) com as diversas práticas de Yoga que lhe serão ensinadas, procure "fritar as sementes", isto é, esterilizar o samcita karma, ou seja, os resíduos deste e de outras existências anteriores;
(b) para exaurir o prarabdha karma, enquanto pagar dívidas, aceite a dor com equanimidade, cultive fé, paciência, coragem e, em qualquer circunstância, dê louvores ao Senhor;
(c) faça de suas ações e de seu trabalho de agora (vartamana ou agami karma) bênçãos ao próximo e amorosas oferendas a Deus. (...)" 

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 74/76)


Nenhum comentário:

Postar um comentário