OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quinta-feira, 28 de março de 2013

SEJA CAUTELOSO, NÃO MEDROSO

"É difícil encontrar alguém que não tenha medo de doença. O temor foi dado ao ser humano como dispositivo de alerta para poupá-lo da dor; não significa que deve ser cultivado ou mal usado. O excesso de medo só serve para debilitar nossos esforços na remoção das dificuldades.

O temor cauteloso é sábio, quando, por exemplo, conhecendo os princípios da alimentação correta, você raciocina: "Não vou comer esse bolo porque não me faz bem". Mas a apreensão irracional causa enfermidades; é o verdadeiro germe de toda moléstia. O medo da doença precipita-a. Só de pensar nela, você já a atrai. Se está sempre com medo de pegar um resfriado, ficará mais suscetível a ele, independentemente do que faça para preveni-lo. 

Não paralise a vontade e os nervos com o medo. Se a ansiedade persistir apesar de sua força de vontade, você estará ajudando a criar a exata experiência que tanto receia.

Também não é sensato estar mais do que o necessário e cortês com pessoas que falam constantemente de doenças e debilidades, suas e alheias; demorar-se nesse tipo de conversa pode lançar sementes de apreensão em sua mente. Quem se preocupa em contrair tuberculose, câncer e problemas cardíacos deve expulsar o medo, de modo a não atrair essas condições indesejáveis.

Quem já se encontra doente e debilitado precisa de um ambiente o mais agradável possível, na companhia de pessoas de natureza forte e confiante, que o encorajem com pensamentos e sentimentos positivos. O pensamento possui imenso poder. Pessoas que trabalham em hospitais raramente adoecem, por causa de sua atitude confiante. Elas são vitalizadas pela energia e pensamentos fortes que possuem.

Por essa razão, ao ficar mais velho, é melhor ser discreto a respeito da sua idade. Assim que você diz aos outros quantos anos tem, eles veem essa idade em você, associando-a com diminuição da saúde e do vigor. A ideia de idade avançada gera ansiedade, e assim você se desvitaliza. Por isso, mantenha sua idade em segredo. Diga a Deus: "Eu sou imortal. Sou abençoado com o privilégio da boa saúde e Te agradeço por isto."

Portanto, seja cauteloso, mas não medroso. Tome a precaução de fazer uma dieta purificadora de vez em quando, para eliminar qualquer condição propícia à doença que possa estar presente no corpo. Faça tudo que puder para erradicar as causas da enfermidade e fique absolutamente tranquilo. Há tantos germes por toda parte que, se você começar a temê-los, será totalmente incapaz de gozar a vida. Mesmo com todas as precauções sanitárias, se você pudesse examinar sua casa com um microscópio, perderia todo o desejo de comer!"

(Paramahansa Yogananda - Viva sem Medo - Self-Realization Fellowship - p. 21/23)


Nenhum comentário:

Postar um comentário