OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


terça-feira, 2 de abril de 2013

BHAKTI YOGA - O AMOR LIBERTA (2ª PARTE)

"Bhakti Yoga é a prática espiritual que diviniza as emoções, sentimentos e paixões, reinantes nos corações e nas mentes das criaturas. Enquanto dulcifica a vida, ajuda a alma (jiva) a unir-se com o Ser Supremo, sua própria Realidade Divina, o Paramatman (Alma Universal).
Controlar os sentidos e os desejos que eles engendram é quase impossível. O que pode ser feito, entretanto, é voltar todos os desejos para o Divino. (Sai Baba)
Bhakti Yoga transubstancia emoções, paixões e sentimentos e consegue purificar assim toda contextura afetiva, quando esta ainda se via poluída pelo ego pessoal (ahamkara) e pela ilusão de ser possuidor exclusivo (mamamkara) de objetos, ideias, status e pessoas. Quando ainda incapaz de amar, o egoísta interiormente fala a si mesmo: Eu sou "Fulano de Tal" (ahamkara) e tudo isto é meu (mamamkara); fazendo, com isto, todo mundo sofrer!  

Bhakta ou devoto é aquele que se engaja todo e sacrifica tudo para transmutar seu humano amor em prema, o amor divinizante. Prema é a mais perfeita, iluminada, feliz e redentora relação com Deus e consequentemente com o próximo. Bhakti Yoga é a mais sábia e eficaz forma de sublimação, pois direciona todas as manifestações da afetividade para um único alvo - Deus. Quando se consegue concentrar e direcionar para Deus desejos, sentimentos, emoções, amor e até mesmo aversão, plenifica-se a redentora sublimação. (...)"

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 81/82)


Nenhum comentário:

Postar um comentário