OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 10 de abril de 2013

O SENTIMENTO DE SEPARATIVIDADE SURGE COMO PRODUTO DA IGNORÂNCIA DA VERDADE

"Você só pode vir a ter necessidade de inspiração para servir aos outros quando abandonar a identificação com o corpo. Quando um homem sofre de dor aguda no estômago, seus olhos lacrimejam. Por quê? Porque os vários órgãos (olhos, estômago etc.) pertencem ao mesmo corpo. Igualmente, quando vê um homem sofrer, seus olhos deveriam lacrimejar, e você deveria sentir a necessidade de aliviá-lo. Isso acontece porque sabe que você e ele são membros do mesmo Corpo Divino. O sentimento de separatividade (bheda-bhava) surge como produto da ignorância da Verdade. Quando as pessoas estão iradas trincam os dentes, mas têm o cuidado de não morder a língua porque esta lhes pertence e, se por acaso, a língua chegar a ser mordida, não arrancam os dentes porque estes também lhes pertencem. Assim também, o doente, o pobre, o analfabeto, o fraco, todos são membros do mesmo corpo do qual igualmente todos somos partes. A mesma corrente (energética) ativa tudo. Realizar tal constatação, isto é, mergulhar neste Unidade, é o verdadeiro propósito desta vida que temos no uso deste corpo humano. 

Para tal realização, a semente de vishayavasana (apego aos objetos dos sentidos) deve ser escrupulosamente abandonada. Um campo pode parecer árido e morto, mas com a primeira chuvarada, virá a tornar-se um tapete verde; as sementes de grama dentro do solo germinarão ao toque da umidade. Da mesma forma, ao primeiro contato com a tentação, o vishayavasana das pessoas brota e lhes impede o desenvolvimento do sadhana."

(Sathya Sai Baba - Sadhana O Caminho Interior - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 34)


Nenhum comentário:

Postar um comentário