OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sábado, 20 de abril de 2013

RAJA YOGA - BAHIRANGA YOGA (4ª PARTE - I)

"Há duas fases no Astanga Yoga. A primeira é externa (bahira) e compreende os cinco primeiros angas. Começa com yama e termina com prathyahara. A segunda é interna (antar). Tem início com dharma e culmina com a parada da mente (samadhi). A perfeição alcançada na primeira fase garante a vitória na segunda. A Bahiranga se compõe de:

1. Yama: um conjunto de cinco abstinências ou comportamentos a evitar: 

(a) ahimsa - não deseje agredir, ferir e matar qualquer ser;
(b) sathya - não minta;
(c) asteya - não furte;
(d) brahmacharya - não perverta, nem exacerbe, nem se submeta ao sexo;
(e) aparigraha - não deseje nem aceite propinas.

Tais abstinências asseguram-nos paz com os outros e melhoram nosso karma.

2. Niyama: mandamentos a serem cumpridos. São sábias prescrições ou virtudes e condutas asseguradoras de paz interior. Ei-los:
(a) sauca - pureza externa e interna, corporal e mental;
(b) santosha - contentamento ou o sentimento de bastante;
(c) tapah - austeridade visando a incinerar os desejos egocêntricos, inferiores e instintivos;
(d) svadhyaya - estudo e investigação sobre o Ser;
(e) ishvarapranidhana - completa submissão a Deus (Ishvara).
3. Asana: postura do corpo que seja bastante estável e cômoda, permitindo o meditador permanecer longo tempo imóvel, sem fadiga e sem desconforto, a ponto de não mais sentir seu físico. Os asanas eliminam os comuns distúrbios que o corpo físico causa à mente e, por outro lado, aperfeiçoam a circulação energética (prânica) porque atuam sobre os naddis (canais sutis), limpando-os, desobstruindo-os e sobre os chakras (centros psíquicos e energéticos), ativando-os. (...)"

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 44/45)

Nenhum comentário:

Postar um comentário