OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 9 de fevereiro de 2014

O PAPEL DO SER HUMANO

"Um ponto importante que sobressai em quase todas as referências ao plano divino para o progresso e perfeição da humanidade é a ênfase invariavelmente posta sobre a necessidade de nós, seres humanos, cooperarmos conscientemente com aquele plano e nos elevarmos acima do eu separativo com seus desejos autocentrados, e nos mover rumo a um amor mais amplo, de serviço e de dedicação ao bem da humanidade.

A evolução está unida à nossa busca consciente do bem-estar do restante da humanidade – deveras de toda a vida. No Baghavad Gita alguém na senda elevada do Yoga é visto como trabalhando para o bem estar de todo o mundo. O Cristo nos pede para amarmos os nossos irmãos como a nós mesmos. O Buda enfatizou a compaixão – amai toda a vida como uma mãe ama seu filho, seu único filho. O ensinamento budista vai ainda mais longe, pois se espera de um verdadeiro budista que cresça tanto em abnegação e amor pelo próximo que renuncie ao nirvana para si próprio, e que continue trabalhando, até que todos sejam capazes de atingir esse estado de bem-aventurança. (...)

A humanidade foi dotada de liberdade para pensar e agir, mas não de liberdade par desconsiderar ou frustrar a Grande Vontade que se move rumo ao bem. Tanto a mitologia quanto a história nos dizem que no final das contas o mal jamais triunfará e, portanto, as aberrações da humanidade em qualquer época, como as que observamos no mundo atualmente, são apenas nuvens passageiras num vasto céu, como redemoinhos, espumas sobre a superfície de um grande rio que continua a fluir inexoravelmente em direção ao seu destino – para unir-se ao grande oceano da bem-aventurança, do qual surgiu originalmente sob forma de nuvens de vapor.”

(Surendra Narayan - Reflexões sobre o plano divino - Revista Theosophia – Pub. da Sociedade Teosófica no Brasil, Ano 99, Abr/Maio/Junho de 2010 - p. 35)
http://www.sociedadeteosofica.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário